7 de ago. de 2014

Resenha: Histórias e conversas de mulher.

Título: Histórias e conversas de mulher
Autor: Mary del Priore
Editora: Planeta
Páginas: 304
ISBN: 978-85-422-0132-1

Namoros com homens mais jovens. A paixão por usar botinhas de salto. Corpo trabalhado artificialmente para projetar seios e nádegas e assim ficar mais voluptuoso. O uso de cremes com ingredientes naturais para clarear a pele. Sim, a vida de algumas sinhás do século XVIII lembra a de uma mulher do século XXI... mas só na aparência.
Foram necessários mais de 200 anos para que as mulheres conquistassem direitos que permitem a livre expressão e o exercício da cidadania: votar, usar anticoncepcionais, divorciar-se, ir à praia de biquíni, ocupar cargos de alto escalão em empresas multinacionais e muitas outras coisas.
Este livro instigante revela como evoluiu – e se revolucionou – a vida das brasileiras, dos tempos da colônia portuguesa aos dias atuais.

Hoje eu resolvi trazer um livro diferente dos usuais para você.... esse é um livro de história!
Mas muita calma antes de achar que qualquer livro de história é chato ou entediante.
Trouxe o livro da autora Mary del Priore, historiadora, ex-professora, vencedora de vários prêmios literários e colunista.
Esse livro (com uma capa simplesmente linda!) conta o trajeto da história das mulheres, desde a vida feminina no Brasil Colônia, passando por toda a conquista de direitos até chegarmos a vida que conhecemos hoje.
Mas o que torna o livro diferente de qualquer outro texto sobre esse mesmo assunto? A resposta é simples: o modo de escrever da autora.
Além de ser muito mais detalhado, Mary consegue envolver o leitor de um jeito inexplicável quando se trata de um tema que, normalmente, não é muito chamativo.
Ela usa uma linguagem muito íntima e pessoal e, desse modo, um sentimento muito amigável surge entre o livro e o leitor.
Não é um livro destinado somente ao público feminino, embora elas sejam o foco dele, é para os que se interessam por história e, é claro, por mulheres!
Nada explica melhor o motivo de ler História e conversas de mulher do que uma frase que a própria autora cita no livro: “Vale a pena conhecer os caminhos que as mulheres trilharam, pois para que o século XXI seja delas, de todas elas, é preciso compreender os passos dados, corrigir rotas, sair de si próprio e pensar no coletivo”.

Ótima leitura!

2 comentários:

  1. Não conhecia este livro,me parece bom.Vou adicionar a lista de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Viviane, depois nos conte se gostou! abraços e obrigada pela visita!

      Excluir