29 de abr. de 2014

Resenha: Trilogia Cabeça de Vento

Título: Cabeça de Vento
Autor: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Ano: 2010
Pág: 319
ISBN: 978-85-01-08320-3


SINOPSE: 
Emerson se foi.
Emerson Watts não queria ir à inauguração da Stark Megastore no SoHo, mas algúem precisava tomar conta de sua irmã caçula, que está loucamente apaixonada por um astro pop britânico que daria autógrafos por lá. Além dele, uma outra pessoa muito famosa também marcaria presença... Nikki Howard, supermodelo internacional, sensação adolescente e rosto dos produtos Stark. Isso, é claro, é a receita para um desastre.
Com os belos e famosos, uma multidão apareceu para conferir a inauguração - e, em meio a pessoas comuns, alguns manifestantes resolveram demonstrar o quanto são contra o monopólio da Stark, que está acabando com o comércio de rua em toda a cidade. No meio da confusão está Emerson Watts, nerd extraordinaire.
Como ela poderia saber que esse momento mudaria toda a sua vida para sempre? Depois de um acidente terrível, Em - que já não era nenhuma rainha do baile - não é mais a mesma. Literalmente. Agora, fazer seu melhor amigo e paixão secreta notá-la como mais do que amiga é o menor de seus problemas!
Mas o que Em se recusa a aceitar pode acabar se tornando exatamente a mesma coisa que fará seus sonhos virarem realidade...
Nikki chegou para ficar.


Título: Sendo Nikki
Autor: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Pág: 319
ISBN: 978-85-01-08667-9

SINOPSE:
As coisas não estão bem para Emerson Watts.
Emerson tinha certeza absoluta de que não havia nada pior do que ser uma nerd presa no corpo de uma supermodelo adolescente.
Mas acontece que ela estava errada.
De repente, ela descobre que a mãe de Nikki está misteriosamente desaparecida, um irmão está atrás de cobrando respostas, um ex-melhor amigo pretende destruir a Stark Enterprises, e um admirador britânico não tão secreto está no too das paradas de sucesso com uma música escrita para ela.
Como Em pode equilibrar todos esses problemas e ainda lidar com a escolha e os desfiles e sessões de fotos? Especialmente com antigos namorados de Nikki aparecendo o tempo todo, querendo mais do que só uma lembrancinha, uma irmão que vai fazer qualquer coisa para entrar no campeonato de líderes de torcida, e com a empesa que paga seu salário aparentemente indo para o lado negro da força...
Sem contar que ela ainda precisa convencer o amor da sua vida de que modelos não são umas cabeças de vento... especialmente ela.
Mas ninguém disse que ela se daria bem sendo Nikki.





Antes de você começar a ler essa resenha precisa saber que a Meg Cabot é uma das minhas autoras preferidas e eu leio os livros dela desde os meus 13 anos e, provavelmente, lerei até os 53. 
Já falei aqui sobre o estilo de escrita que eu gosto.... Resumindo tudo: o jeito que a Meg escreve.  Ela tem, além desse jeito irônico e divertido, uma ideia mais inusitada que a outra para o próximo livro. Sei que as obras dela são mais voltadas para infanto juvenil, mas não consigo me desapegar dela, acho perfeito pra rir, se divertir (por poucas horas, já que quem começa, lê o livro voando) e se emocionar (já que nós sentimos dentro dos personagens). 
Escolhi falar sobre a última coleção que eu li, a trilogia Cabeça de vento. O primeiro livro tem esse nome, seguido pelo Sendo Nikki e finaliza com Na Passarela (preciso ler esse ainda!)
O enredo é sobre Emerson Watts (sim, é uma menina) totalmente sem graça e que ninguém da atenção no colégio... Até que ela se envolve num acidente com Nikki, uma super modelo totalmente sensacional. 
Olha... Quando eu vi o drama da história, até EU duvidei um pouco da Meg... Mas pode confiar, ela soube lidar com o desafio. 
O que acontece no acidente é que o cérebro de Nikki morre, mas o corpo continua intacto... Exatamente o contrário do que acontece com Emerson. E a solução dada pela empresa super poderosa da modelo é colocar Em no corpo de Nikki. 
Bizarro né? Eu também achei. 
Agora imagina que isso é um mega segredo (já que eh totalmente ilegal) e Em não pode contar para ninguém (exceto sua família) que, na verdade, ela está viva e dentro do corpo de Nikki.
É uma confusão sem tamanho. Ainda mais quando juntamos namorados, amantes e melhores amigos. Em tendo que viver como uma modelo, uma vida totalmente diferente do que ela imaginava e ter que lidar com o fato de que ela "se foi". 
O leitor vive tudo junto com a personagem.... A autora consegue criar eles de modo que todo mundo que leia, consiga se identificar nas atitudes e pensamentos. 
Passe por cima dessa voz na sua cabeça dizendo que o livro é infantil e arrisque.... Vai valer a pena! 

Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário