27 de mai. de 2020

RESENHA: A GAIOLA DE OURO


A GAIOLA DE OURO
Camila Läckberg
Arqueiro, 2020

SINOPSE:
A vingança de uma mulher é bela e brutal

Jack e Faye começaram a namorar na faculdade: um garoto criado em berço de ouro e uma jovem que se esforçou para enterrar um passado sombrio. Quando ele decide criar uma empresa, ela deixa os estudos e passa a trabalhar de dia, dedicando as noites a traçar a estratégia do novo negócio.

A companhia se torna um sucesso bilionário, mas Faye se sente como um lindo pássaro preso numa gaiola, apenas cuidando da filha em casa e sendo exibida pelo marido, que toma todas as decisões da empresa. Jack agora despreza sua inteligência, esquecendo tudo o que ela sacrificou por ele.

Quando Faye descobre que ele tem um caso, a bela fachada de sua vida desmorona. De uma hora para outra, ela está sozinha, emocionalmente abalada e sem nenhum centavo – porém nada pode se comparar à fúria de uma mulher com um passado violento determinada a se vingar

Jack está prestes a receber o que merece, e muito mais.

Camila Läckberg é uma escritora sueca, autora do sensacional A princesa de gelo (saiba mais aqui) e de mais outros livros policiais incríveis (alguns publicados no Brasil pela Editora Planeta). A gaiola de ouro é um lançamento da Editora Arqueiro e trás a escritora novamente com uma história intrigante e surpreendente. 

"Como eu disse, um médico deve avaliar com base naquilo que foi encontrado no local do crime. Mas, até agora, tudo aponta para uma direção: Jack, seu ex-marido, matou a filha de vocês".

Faye é  uma jovem mulher que deixou sua cidade natal após uma tragédia familiar (da qual só saberemos totalmente no final do livro) e se muda para Estocolmo onde conhece sua melhor amiga Chris e seu futuro marido, Jack. Ela muda de nome e esconde de todos "o que ela realmente é". Essa é uma das perguntas que o leitor se faz ao longo da leitura: o que ela esconde de seu passado com a família que é tão grave?

Estudante de economia, Faye é destaque nos estudos, muito inteligente e é a principal mentora e apoiadora de Jack e seu amigo Henrik na fundação da uma empresa inovadora que os coloca no topo do empresariado sueco, a Compare. 

Faye abre mão dos estudos e de sua vida profissional em favor da empresa e se torna uma dona de casa dedicada e mãe cuidadosa da pequena Julienne. Tudo do jeitinho que o marido deseja. Ela se anula totalmente e tem diversas passagem que dá muita raiva da forma abusiva como ele a trata.

Até que ela descobre que está sendo traída. Ai começa uma reviravolta na vida dela que passa a ter como seu único objetivo, destruir Jack e a amante (agora esposa). 

A história é contada com flashbacks do passado de Faye com a família e no início de sua vida em Estocolmo com a melhor amiga e um namorado. Enquanto lia, sentia empatia com a Faye pelos absurdos do marido e tudo o que ele fez que foi se revelando aos poucos. Ela era uma vítima dentro daquele relacionamento, mas fora dele havia uma escuridão na personagem e indícios que algo de terrível tinha acontecido no passado.  Essa escuridão se revelou em um relacionamento dela anterior a Jack e isso me deixou com um pé atrás com ela. Jack merece toda a vingança, mas será que ela merece ser bem sucedida? Fica aí a pergunta...

Ah, aquele trecho que coloquei no início da resenha está a primeira página do livro e ficamos com ela na cabeça por toda a leitura, esperando algo acontecer e tentando entender onde se encaixa.

Tem duas coisas que incomodam um pouco no livro: alguns acontecimentos totalmente dispensáveis que ficaram perdidos no meio da trama e faltou Jack entender que tudo o que aconteceu com ele foi arquitetado pela sua ex-esposa. Era um momento de revelação da vingança de Faye que eu fiquei esperando acontecer.

Mas claro, que isso não tira o brilho da história contada tão bem pela Camila Läckberg.  E sabemos que vem mais por ai, com Asas de Prata, ainda sem data de lançamento. 

Coloca aí na sua listinha de leitura que vale muito a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário