7 de mai. de 2015

Respondendo a Tag: Campanha Literatura Brasileira


Fomos convidados para responder a Tag: Campanha Literatura Brasileira pelo blog Jovem Literário.  A missão ficou por conta da Juliana. Vamos conferir?


1) Qual(is) livro(s) nacional(is) você mais gostou de ler?
Dois irmãos - Milton Hatoum; James Lins: um playboy que não deu certo
- Mario Prata; Eu me chamo Antônio - Pedro Gabriel; Memórias póstumas
de Brás Cubas - Machado de Assis; Capitães da Areia - Jorge Amado;
Bolsas, beijos e brigadeiros - Fernanda França; Nunca fui Santo;
Diálogos impossíveis - Luis Fernando Veríssimo

2) Qual(is) os escritor(es) brasileiro(s) que você mais gosta?
Acho que não tenho escritores favoritos, mas todos os que citei acima
são muito bons!

3) Recomende um livro nacional ou mais que você acredita que todos
poderiam gostar de ler!
Dois Irmãos - Milton Hatoum, pode ser a versão HQ ou o romance e
Capitães da areia - Jorge Amado!

4) Você já leu algum livro da literatura clássica? Qual? Gostou?
Sim! Li uns 10 na época do vestibular haha.
Um que me surpreendeu muito foi Til, do José de Alencar. Achei
extremamente inteligente e bem escrito, embora seja necessário muita
atenção e interpretação para entender o essencial da história.
Para quem está começando na literatura clássica, indico o Capitães da
areia ou Memórias póstumas de Brás Cubas pois tem uma linguagem mais
simples mas são igualmente inteligentes e atemporais.

5) Qual(is) gênero(s) literário(s) dos livros nacionais você costuma ler?
Ficção!

6) Qual sua literatura preferida: a literatura estrangeira ou nacional? Porque?
Acho que cada uma tem algo que me agrada. Adoro literatura nacional
porque ela consegue trazer a cultura brasileira nas entrelinhas e faz
com que eu me sinto totalmente ambientada no livros. Entretanto, eu
acabo lendo muito mais livros estrangeiros... talvez pela falta de
incentivo a autores nacionais e que essa escrita que descreve o país
esteja cada vez mais escassa. Resumindo, não tenho um preferido, mas
quero viver pra ver o dia em que escritores brasileiros serão
valorizados como devem ser.

7) Faça uma poesia de lombada com os seus livros nacionais ou com
livros nacionais que já tenha lido! (Não esqueça de deixar o nome do
autor ao lado do título, faça a poesia postado um título abaixo do
outro.)
Dois Irmãos - Milton Hatoum
andam meio Sem Rumo - Liliane Prata
com esse Sentimento do Mundo - Drummond
e com Toda Poesia - Leminski
(Não sei fazer poesia! haha)

8) Escolha a sua capa preferida entre os livros nacionais que você conhece!

         


9) Qual o nome que mais te despertou curiosidade entre os livro
nacionais até hoje?
Colecionador de lágrimas - Augusto Cury. Não li o livro (ainda) mas o
título despertou minha atenção e curiosidade.

10) Qual o nome mais estranho de um personagem de um livro nacional
que você leu até hoje?
Yaqub, Dois Irmãos - Milton Hatoum.




Nenhum comentário:

Postar um comentário