18 de mai. de 2015

Entrevista com a escritora Bianca Carvalho

Sabe aquele escritor que você curte as histórias que ele escreve e fica curiosa em saber um pouco mais sobre ele? Gostaria de fazer algumas perguntas, saber mais sobre seu processo criativo? Então, pensando nisso, inauguramos hoje no blog as ENTREVISTAS com escritores. 
E para começar, escolhemos a querida Bianca Carvalho para nos contar tudo o que temos vontade de saber. Vamos conhecê-la um pouquinho mais?

Imagem extraída do facebook da escritora


Estante da Ana: Para começar, gostaria que você nos contasse como se tornou escritora e qual foi sua maior motivação para escrever?
Bianca Carvalho: Eu acho que ser escritora foi um sonho que alimentei desde pequena, até porque, sempre tive um grande contato com livros. Escrevi minha primeira obra com 14 anos e desde então não parei mais. Mas publicar mesmo só bem mais  tarde, quando senti que o livro estava mais bem preparado e que era uma história da qual eu gostava. Desde então, tenho vivido plenamente de literatura, que é o que eu amo.

Estante da Ana: Qual a sensação ao ver seu primeiro livro publicado e qual foi ele?
Bianca Carvalho: Meu primeiro livro publicado foi Jardim de Escuridão, e com certeza tê-lo nas mãos pela primeira vez foi uma emoção indescritível. Era o resultado de um trabalho imenso e de um sonho alimentado por anos.

Estante da Ana: O primeiro é sempre especial ou a cada lançamento você revive as emoções do início de carreira?
Bianca Carvalho: Não existe filho preferido, assim como não existe um livro mais especial do que o outro. A cada lançamento experimento uma nova emoção, pois são novos leitores, feedbacks diferentes e outras oportunidades.

Estante da Ana: Seus livros são de ficção, mas você se baseia em pessoas reais para criar os personagens?
Bianca Carvalho: Nunca me baseei completamente em uma pessoa real. Claro que diálogos e poucas características são inspiradas, mesmo que levemente, mas normalmente costumo criar personagens totalmente da minha cabeça.

Estante da Ana: Você tem um preferido entre os seus personagens? Pode nos contar quem é e o motivo?
Bianca Carvalho: Tenho. Confesso que Jayce Hernandez, o policial que aparece em todos os livros da Trilogia das Cartas, e que é protagonista em Versos Sombrios, é um personagem que me fascina. Ele é justo, apaixonado e muito leal, tanto à mulher que ama quanto a seus amigos. Tem seus defeitos, qualidades, mas é uma pessoa que eu gostaria de conhecer pessoalmente, se existisse, é claro.

Estante da Ana: Jardim de Escuridão, Versos Sombrios, Sabores Mortais e Horas Noturnas. Qual destes livros te deu mais trabalho para escrever e qual deles foi o mais prazeroso?
Bianca Carvalho: Sabores Mortais foi o mais trabalhoso, por ser o último da Trilogia. Eu queria que ele fosse especial, que fechasse um ciclo. Queria que as pessoas chegassem ao fim desta jornada com uma sensação boa. Por isso eu o reescrevi umas 4 vezes. Já o que me deu mais prazer, posso dizer que escrever é sempre uma aventura, sempre tenho prazer com tudo que escrevo exatamente por escrever o que eu gosto. Todos eles foram uma delícia.

Estante da Ana: Você já está pensando na próxima história?
Bianca Carvalho: Eu sempre estou pensando no próximo. =)

Estante da Ana: Nos conte quais são seus escritores preferidos e que mais influenciam seu trabalho.
Bianca Carvalho: Sou uma grande fã de Nora Roberts, e é fácil ver a influência dela na minha escrita. Adoro Cassandra Clare, Lisa Kleypas, Sidney Sheldon e Stephen King. Dos nacionais, posso citar Carina Rissi, Pedro Bandeira e Lycia Barros como fontes de inspiração.

Estante da Ana: Qual a maior dificuldade para os autores nacionais no momento?
Bianca Carvalho: Acho que já ultrapassamos muitos obstáculos. Hoje os leitores nos respeitam mais e já conseguimos espaços nas editoras grandes. Mas acho que ainda há um longo caminho a percorrer para que possamos ter a mesma visibilidade dos livros lá de fora.

Estante da Ana: Como está sendo a sua experiência com o projeto LitGirls.com.br?
Bianca Carvalho: O projeto é maravilhoso e promissor. Além disso, estou em companhia de autoras que gosto e admiro, que são minhas amigas na vida pessoal também. E tendo a mão da Renata Frade e do Bruno Valente, pessoas extremamente competentes, não teria como ser uma experiência ruim. Espero que o projeto cresça ainda mais e que abra ainda mais as portas para a literatura nacional.


Bianca se comunica com seus leitores por sua página no facebook e também seu website, onde você pode conferir a agenda de eventos, conhecer o  primeiro capítulo dos livros e até deixar um recadinho para ela.  Dá uma passadinha por lá.


http://www.biacarvalho.com

Seus livros podem ser encontrados na loja da Editora Era Eclipse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário