19 de fev. de 2018

Resenha: Outlander - A viajante do tempo - Livro 1

Outlander - A viajante do tempo - Livro 1
Diana Galbaldon
Arqueiro, 2016

SINOPSE


Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.


Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?

E como começar a resenha do seu novo livro favorito? Ai, não é uma tarefa fácil! Que tal contar como eu descobri essa maravilha? Conheci a história pela série de TV que foi baseada nos livros de Diana Gabaldon, por indicação de uma amiga. Totalmente apaixonada pela série, fui atrás do livro 1... um volume de nada menos que 797 páginas!

O livro já foi publicado por outras editoras, mas atualmente a responsabilidade está com a Editora Arqueiro, que recentemente relançou os dois primeiros volumes com a capa de série, gerando descontamento entre os leitores. A capa da série é linda e trás os maravilhosos protagonistas, mas para quem curte fazer a coleção, não é nada legal ter as capas modificadas no meio do caminho.

Como eu já conhecia a história por ter assistido a primeira temporada da série na Netlfix, não imaginei que gostaria tanto da leitura. A série foi bem fiel ao livro, uma excelente adaptação, mas o livro é sempre o livro, não é mesmo? Claro que eu já tinha a imagem dos personagens na minha mente e isso ajudou a me familiarizar com eles e também com os cenários descritos, mas a história é  sensacional por ela só. Um misto de romance com guerras, conflitos, violência e os costumes da época. 

O personagem Jamie Fraser é apaixonante não somente pela imagem que ficou da TV (e que imagem!!!) mas pela sua personalidade e carisma. Agora posso afirmar que o ator Sam Heughan interpretou fielmente o escocês das páginas criadas pela autora. E Catriona Balfe é perfeita como Claire. 

O ator Tobias Menzies como Frank e seu
antepassado Black Jack Randall
Há um terceiro personagem muito forte, Jack Randall, um oficial inglês sádico que tem como foco de sua vida o escocês Jamie. Randall é um ancestral do marido que Claire deixou em 1945, Frank,  e sua semelhança com o descendente é uma das coisas que a desestrutura em sua aventura na Escócia. Randall é detestável, enquanto que Frank é agradável e atencioso. 


Quando Claire atravessa o tempo e vai parar na violenta Escócia de 1745, seu primeiro encontro é com Randall, mas logo ela é resgatada pelos escoceses do Clã MacKenzie, do qual o jovem Jamie faz parte. Levada ao castelo do chefe do clã, Claire tem que enfrentar além das diversidades da época, a desconfiança de ser uma espiã inglesa, uma vez que tem que manter em segredo sua origem. Sua ligação com o Jamie é gradativa e suave, até que eles se unem em um amor intenso que não pode ser quebrado nem pelo futuro de Claire. As passagens entre os dois são de uma delicadeza linda e sensual e é um contraponto perfeito para a violência que os circula o tempo todo e os perigos que Claire se envolve a todo instante. 

A história é repleta de personagens interessantes, como os tios de Jamie, Dougal e Colum MacKenzie, a "bruxa", Geillis Ducan e a irmã de Jamie, Jenny. São personagens bem construídos, com personalidades marcantes e relevantes na história como um todo. 

Toda a série Outlander criada por Diana Gabaldon contempla até agora oito livros publicados. No Brasil a partir do livro 3, eles foram divididos em duas partes. 






Imagem relacionadaNa Netflix podemos encontrar as duas primeiras temporadas disponíveis (cada temporada conta a história de um livro da série). A terceira temporada já foi exibida nos EUA e a Fox Premium a exibiu aqui no Brasil.



Outlander é um sucesso na TV e conquistou seu espaço no museu que os Estúdios Sony mantem em Los Angeles com suas produções de destaque e que faz parte do tour para visitantes. Ali você pode ver além de roupas, alguns objetos usados em cena.






Nenhum comentário:

Postar um comentário