2 de mar. de 2018

Resenha: Preciso Saber

Preciso Saber
Karen Cleveland
Planeta, 2018

SINOPSE:
Vivian Miller é uma agente do departamento de contrainteligência da CIA, e sua tarefa é desvendar células infiltradas de inimigos russos em solo americano. A dedicada analista está muito próxima de receber a tão esperada promoção, depois de desenvolver um método revolucionário para ajudar na identificação de agentes secretos da Rússia. 

Ao conseguir acesso ao computador de um potencial agente russo, Vivian descobre uma pasta de conteúdo altamente confidencial: os inimigos estariam, de fato, vivendo em pleno solo dos Estados Unidos, passando-se por cidadãos comuns. Clique após clique, no entanto, Vivian se depara com uma verdade de consequências avassaladoras, capaz de colocar em xeque tudo o que ela mais ama. 

Entre a promessa de defender seu país e o desejo de proteger sua família, Vivian é uma mulher dividida. Terá, enfim, de decidir entre a lealdade e o amor? E, diante de uma escolha como essa, em quem ela pode confiar?

Já começo avisando para tirar as panelas do fogo, as roupas do varal, desconectar as redes sociais e preparar um lanche... assim que começar esse livro, você não vai querer parar por nada!

Preciso saber é um lançamento da Editora Planeta que está chegando as livrarias do país este mês (março/18). Conta a história de Vivian,  uma agente da contrainteligência da CIA que atua monitorando agentes russos nos Estados Unidos. Ela desenvolveu um programa para invadir o computador de supostos líderes de células russas que mantém agentes adormecidos no país. Vivian é casada há dez anos com Matt, um jovem que apareceu inesperadamente em sua vida tornando-a perfeita. Se casaram, tiveram filhos que Matt cuida com todo o zelo e carinho do mundo. Matt é o marido perfeito e o pai perfeito adorado pelos filhos que tem na figura dele a estabilidade familiar e o cuidado permanente, uma vez que Vivian trabalha muito e pouco vê as crianças. É o pai que as alimenta, arruma e os leva para a escola, acompanha as tarefas escolares e tudo mais. 

Um clique que muda a vida
que Vivian entende por verdade.
Quando chega o grande dia de testar seu programa, Vivian está ansiosa, mas ela nem pode imaginar o resultado de tanto empenho. Seu programa é um sucesso, ela acessa o computador de Yuri, o último de cinco suspeitos investigados pelo departamento de Vivian. Todas as esperanças de encontrar informações valiosas estão a um clique. Ela encontra uma pasta intitulada "Amigos", com cinco fotos dentro... Abre uma por uma e os rostos são desconhecidos e comuns, mas a última foto mostra um rosto extremamente familiar... Matt!

Bom, a partir daí começa a saga de Vivian em descobrir a verdade sobre seu marido, seu envolvimento com os russos e como manter seu juramento de proteger o país e manter sua família unida. 

"Vamos conversar sobre tudo isso". As palavras dele ressoam na minha cabeça. É o que eu preciso, não é? Preciso ouvir o que ele tem a dizer. E depois preciso entregá-lo"

A história é narrada do ponto de vista de Vivian e vão sendo intercalados acontecimentos atuais com lembranças dela. Desde o dia em que conheceu Matt ao esbarrar nele na rua até o nascimento de cada um de seus filhos. Conforme ela vai relembrando sua vida com Matt o leitor vai conhecendo situações da vida deles que aparentemente foram manipuladas por ele visando mantê-la na CIA e trabalhando com a conta da Rússia. Diálogos suspeitos que nos levam a crer que Matt é um grande mentiroso, mas ao mesmo tempo, as ações dele na vida diária o revelam como pai e marido dedicado que tem como único objetivo na vida o bem estar de sua família. E Vivian vive o mesmo dilema!

- Vamos pensar numa solução - diz ele, mas a promessa soa vazia - Estamos juntos nessa. 
Estamos juntos nessa?, penso. Assisto a uma luz da rua bruxulear e, em seguida, queimar. Será que algum dia estivemos juntos?

O mais legal nesse livro é a forma como a autora foi apresentando os fatos, instigando o leitor a montar suas teorias e a maneira como a personagem principal age se comprometendo cada vez mais nesse problema, aumentando nossa curiosidade de qual será o desfecho.

-Vou ter que trair meu país.
-E ter sua vida de volta ao normal.
Ergo as sobrancelhas.
- Normal?

No começo desse texto eu aviso para não deixar nada pendente antes de começar a ler o livro e isso é verdade. São 298 que você não percebe e vai virando. Sabe aquele problema de muitos leitores, "só vou ler mais um capítulo e depois paro"? Então, acontece o tempo todo com Preciso Saber. 



E temos uma notícia sensacional para você que vai ler e amar esse livro: os direitos já foram comprados por um estúdio de cinema e a atriz Charlize Theron será a produtora executiva e estrela do filme. Difícil será aguardar o lançamento no cinema que ainda não tem data prevista. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário