18 de jul. de 2014

Resenha: Mary Poppins

Título: Mary Poppins
Autor: P. L. Travers
Ilustrador: Ronaldo Fraga
Tradução: Joca Reiners Terron
Editora: Cosac Naify
Ano: 2014
Página: 192
ISBN: 978-85-405-0529-2



Esse post é para os adoradores de livros, histórias clássicas e... Disney!
Helen Lyndon Goff, ou P.L. Travers, nasceu em 1899 e começou a escrever ainda adolescente, publicava seus poemas em periódicos e, aos 17 anos, adotou o nome Pamela Travers em homenagem ao pai.
O romance Mary Poppins foi publicado pela primeira vez em 1934 e em 2104 a editora Cosac Naify lançou uma nova edição com a mesma história de Pamela mas com as incríveis e lindas ilustrações de Ronaldo Fraga.
Além dos lindos desenhos, o acabamento do livro também é especial: é em um formato grande, com a lombada costurada com o nome da personagem e abertura em 180º (Olhem as fotos abaixo!).

Enfim, isso foi tudo para falar como o livro ficou bem feito e merece um lugar na estante... Mas o que me chamou a atenção também foi a história...
Para quem já conhece o desenho da Disney sabe como a história é fascinante, mas, como eu nunca tinha lido nenhuma das outras versões já lançadas, fui atraída para essas páginas.
Aconteceu que o que eu já adorava no desenho ficou mais forte ainda!
A narrativa é sobre a nova babá de Jane e Michael Banks, Mary Poppins, uma mulher única, misteriosa, severa e mágica.
É uma ótima leitura, você nem percebe o tempo passar enquanto lê as aventuras mágicas que os irmãos passam junto com a babá (e sempre sem explicação alguma, já que ela não tem o jeito misterioso e rígido com as crianças).
Embora seja um livro escrito originalmente para crianças, acho interessante que adultos leiam também... Estamos sempre tão presos em nossa rotina de pressa e um livro com essa faz qualquer um relaxar e ter uns minutos de infância de volta.
­Mary Poppins passa vários ensinamentos para as crianças e é interessante ver como elas se envolvem (e adultos também!) com as técnicas dela.
Para os que se interessarem nessa história, indico o filme Walt nos bastidores de Mary Poppins, lançado em 2013, que conta como Walt Disney convenceu Pamela Travers a deixá-lo transformar sua história maravilhosa em um dos filmes mais adorados pelas crianças dos anos 60.
Esperamos que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário