30 de mar. de 2015

Resenha: Horas Noturnas




Título: Horas Noturnas
Autora: Bianca Carvalho
Editora: EraEclipse
Ano: 2014

SINOPSE 
Inglaterra, 1863 
Uma bela e delicada mulher com inteligência aguçada para investigação... 

Um charmoso caçador de assassinos tornando-se lenda por eliminá-los com requintes de crueldade... 

Um assassino que deixa charadas, com sede de sangue e um gosto peculiar por Edgar Allan Poe... 
Três almas unidas com diferentes propósitos. Apenas uma chance de sobreviver...



Horas Noturnas foi uma leitura inovadora para mim: a primeira que faço em e-book (sim, esse formato ainda não me convenceu, pois sinto falta do toque nas páginas!) e a revelação de uma escritora nacional de mistério que acaba de entrar na minha lista de preferidas: Bianca Carvalho.

Quando conheci o projeto LitGirls.com.br, do qual Bianca faz parte, eu propus para mim mesma deixar um pouco de lado a literatura estrangeira e explorar os talentos que temos aqui no Brasil. E Bianca foi uma das escritoras que me chamou a atenção por escrever histórias de mistério, suspense policial. Em um email recebido da editora EraEclipse, veio o empurrão que faltava: o livro Horas Noturnas está disponível no Wattpad. Quebrando a barreira inicial que até hoje não tinha me permitido ler no formato digital, comecei a leitura e... não parei mais!

A história é narrada na terceira pessoa e se passa na Inglaterra em 1863. Não há aquela descrição detalhada que no permite viajar para época e lugar em que a trama está ambientada, mas pequenos detalhes na narrativa te lembram a todo momento que não estamos falando de tempos atuais. Bailes, moças que não devem sair desacompanhadas, casamentos arranjados, vestidos volumosos, carruagens e por ai vai.

Maryanne Lestrange é a donzela da história, porém nada convencional: é uma jovem à frente do seu tempo. Enquanto suas amigas vivem sonhando com pedidos de casamento e vestidos de noivas, Maryanne é parceira de seu pai, um investigador particular e ex-policial, na análise das pistas de crimes. Seu pai, Joseph Lestrange, reluta em deixar a filha se envolver em assuntos tão perigosos, mas admite que sua contribuição é valiosa, além de não conseguir negar-lhe nada. Após a morte trágica da esposa, Lestrange concentra na filha todo o seu amor e dedicação. 

A época é de perigo, quando um assassino está fazendo vítimas jovens, algumas até amigas de Maryanne. Mesmo alheia a banalidade que a sociedade da época envolve as mulheres, a jovem chama a atenção de um belo duque que passa a cortejá-la, mesmo com ela fazendo de tudo para desencorajar o rapaz. Darren Carmichael é lindo, rico, nobre e cobiçado pelas moças da sociedade, porém ele parece não se assustar com o jeito rebelde de Maryanne.

" A senhorita é realmente muito insolente - apesar da forma rude como falou, ele ainda sorria - Mas isso me encanta, devo confessar.
-Que pena. Não estou interessada em encantá-lo".

Mas o gosto de Maryanne pelo perigo e sua impossibilidade de se afastar de um bom mistério, se reflete também em sua vida pessoal: ela se sente mais atraída pelo misterioso justiceiro que ataca os criminosos da cidade, o Caçador,  do que pelo rico e honrado duque. 

O Caçador esconde sua identidade atrás de uma máscara e assim, no anonimato, vinga vítimas de crimes que não teriam justiça por meio das vias normais. É dono de uma personalidade conflitante: o homem que mata violentamente aqueles que julga merecedores de tal fim é o mesmo que ao conhecer Maryanne se sente fortemente atraído pela garota, querendo a todo custo protegê-la do perigo. Sua presença perturba Maryanne de uma forma que ela nunca sentiu antes.

"O Caçador aproximou-se perigosamente, afastou um cacho do cabelo castanho, que o impedia de aproximar os lábios de seu ouvido, e sussurrou, com sua voz rouca e arrastada:
- Porque eu sou muito perigoso, Maryanne... Muito mais do que você imagina.
Maryanne sentiu-se estremecer. Porém, não soube dizer se fora pela forma íntima como ele a tocou, pela voz, pela resposta ou pela maneira como seu nome soou sensual vinda dos lábios dele".

Com o aparecimento de outras vítimas, Lestrange não consegue mais afastar sua filha das investigações e do perigo. Entre uma pista e outra, Maryanne se ve também dividida entre os dois homens com personalidades totalmente contrárias, Darren e o Caçador. A história é de mistério, mas não deixa de lado cenas românticas e sensuais. 

 "Beijou-a. Perdeu-se em seus lábios, como se pudesse sugar sua alma por eles; como se pudesse roubar-lhe todos os sentimentos tão belos que ele não mais conhecia, mas que aquela mulher possuía de sobra. Como se por meio daquele beijo pudesse se tornar um homem melhor. Para ela.”

O grande suspense fica por conta da identidade do assassino, uma vez que a identidade o Caçador não foi tão escondida... ela apenas é confirmada ao leitor bem próximo ao desfecho.

Gostei muito da narrativa da autora e confesso que foi a trama bem elaborada e envolvente que me fez insistir na leitura digital. Sou das antigas e adoro o contato com o livro, o virar a página, admirar a capa e a edição. Depois dessa grata experiência com o livro da Bianca Carvalho, vou me aventurar mais vezes pelo universo do e-book e principalmente, pela literatura nacional. 

Para quem, como eu, ainda se delicia com o prazer de ter o livro nas mãos, Horas Noturnas está em pré-venda nos site da editora. É só clicar no link abaixo:


25 de mar. de 2015

Resenha: Bela Distração - Irmãos Maddox livro 1

Título: Bela Distração
Autora: Jamie McGuire
Editora: Verus
Ano: 2014
Pág.: 303
ISBN: 978-85-7686-339-7

SINOPSE: 
Cami Camlin é uma garota intensa e independente, dona do próprio nariz desde a época do ensino médio. Agora, cursando a faculdade e trabalhando como bartender no The Red Door, Cami não tem tempo para nada, até que uma viagem para visitar seu namorado é cancelada e, pela primeira vez em quase um ano, ela tem um fim de semana de folga.
Trenton Maddox era o rei da Universidade Eastern. Os caras queriam ser como ele, as mulheres queriam domá-lo. Mas, depois de um trágico acidente virar sua vida de cabeça para baixo, ele deixa o campus para lidar com a culpa esmagadora.
Um ano e meio depois, Trenton está morando com o pai e trabalhando em um estúdio de tatuagem para ajudar a pagar as contas. Justamente quando ele pensa que sua vida está voltando ao normal, nota Cami sozinha em uma mesa no Red Door.
Como a irmã mais velha de três caras de pavio curto, Cami acredita que não terá problemas para manter a amizade com Trenton no nível estritamente platônico. Mas, quando um Maddox se apaixona, é para sempre - mesmo que Cami possa ser a razão para que a já fragilizada família Maddox desmorone de vez.

Bela Distração é spin-off da série Belo Desastre da escritora Jamie McGuire. Na verdade eu não li a série original. Quando ganhei esse livro de presente, que é o primeiro de uma nova série (Irmãos Maddox) eu fui pesquisar sobre a série, li algumas resenhas e percebi que as mulheres ficam apaixonadas pelos tais irmãos Maddox! Vamos lá entender o motivo!

Cami é uma mulher independente, universitária e que trabalha como bartender no The Red Door, um bar que é ponto de encontro dos alunos da universidade. Em seu trabalho, Cami conhece bem os frequentadores, inclusive os populares irmãos Maddox. Mas um em especial vai dar uma chacoalhada na vida da garota. Trenton Maddox vive atormentado por um acidente que aconteceu dois anos atrás, e a garota que o estava acompanhando não sobreviveu. Ele largou a faculdade e está morando com seu pai e trabalhando em um estúdio de tatuagens.
Os Maddox são encantadores, mas encrenqueiros! Nesse livro, há algumas passagens dos protagonistas de Belo Desastre, Travis e Abby. Acho que o ideal mesmo é ler a série primeiro, até para se envolver mais com o universo dos irmãos. 

Como Trenton é o primeiro Maddox que eu conheci, posso dizer que ele é encantador. Ele se envolve emocionalmente com Cami, se preocupa com seu problemas pessoais e cuida dela. Coisa que o namorado deveria está fazendo, mas ele tem outras prioridades. T.J. é misterioso, ausente e ninguém sabe em que trabalha. Ele aparece poucas vezes para vê-la, sempre de maneira reservada. T.J. é um mistério que só será revelado na última página (não leia a última pagina antes, ok? Não! Vai estragar o desfecho da história).

Trenton tem uma necessidade de estar perto de Cami e ela vive um conflito por gostar de T.J. mas estar se envolvendo com o amigo.

"Eu estava encrencada. Numa grande e desastrosa encrenca chamada Maddox".

Há também os problemas familiares de Cami, com um irmão que se mete em confusões e recorre a ela, um pai violento e por ai vai. Pouco se explica sobre a família Maddox, mas percebe-se que são fragilizados por um perda importante. Mas dizem que "quando um Maddox se apaixona é para sempre". Será mesmo?

"Você pode ficar comigo hoje à noite? - perguntei.
Ele levou minha mão à boca, virou-a e beijou a pele fina do meu pulso.
-Eu fico pelo tempo que você permitir - disse ele, como se eu já devesse saber disso".

Gostei da escrita da autora, os personagens são bem definidos e cativantes de verdade e a leitura flui. Fiquei curiosa para ler a série original, apesar de ter encontrado opiniões bem conflitantes nas resenhas que li. Mas nada melhor do que termos a nossa própria opinião sobre o livro, certo? 

Aliás, adorei a capa do livro e a edição da Verus.



O volume dois da série está disponível somente em inglês até agora: BEAUTIFUL REDEMPTION.

Você pode encontrar na Amazon a versão e-book.

18 de mar. de 2015

Resenha: Walt Disney - Drawn from Imagination


Título:Walt Disney - Drawn from Imagination

Autor:Bill Scollon
Ano: 2014
Editora: Disney Press
Idioma: inglês



"Somehow I can't believe there are many heights that can't be scaled by a man who knows the secret of making dreams come true. This special secret, it seems to me, can be summarized in four Cs. They are Curiosity, Confidence, Courage, and Constancy, and the greatest of these is Confidence. When you believe a thing, believe it all over, implicitly and unquestioningly."

-Walt Disney



[Tradução não oficial]

"De alguma forma, eu não posso acreditar que há muitas alturas (no sentido de obstáculos) que não podem ser escaladas por um homem que sabe o segredo de fazer sonhos se tornarem realidade . Este segredo especial, na minha opinião, pode ser resumido em quatro Cs. Eles são Curiosidade, Confiança, Coragem e Constância, e o maior deles é a Confiança. Quando você acredita em uma coisa, acredite por inteiro, implicitamente e sem questionar."



Quem gosta de ler compra livros em qualquer lugar né? Pois bem que eu entrei num café para comprar uma água na Disney e sai com dois livros na sacola e mais uns cinco na vontade.

Esse livro foi dois em um. Primeiro porque eu sempre tive curiosidade sobre a história do Walt Disney e, apesar de ver filmes desde pequena, eu nunca tinha lido nada sobre ele além de algumas citações e segundo porque é ótimo para dar uma treinada no inglês né?
Acho que esse livro ainda não foi traduzido para o Brasil mas, se alguém tiver interesse, dá para comprar na Amazon e a linguagem é bem simples.
O livro é em capa dura e essa imagem que vocês podem ver na foto é uma luva. Em cada capítulo há uma ilustração de algum personagem!
Bom, o livro é a biografia do Walt Disney desde sua infância até sua morte. Gostei muito porque é bem completo e não é nada chato. Fala das relações familiares, todas as ideias de negócios que ele já teve, as milhares de dificuldades financeiras, sonhos, decepções, inspirações, altos e baixos.
O autor, Bill Scollon é escritor de vários livros e muitos deles com personagens da Disney, aqui vai o site: http://www.billscollon.com/
Achei um livro muito inspirador no quesito de seguir em frente até alcançar seus objetivos... Depois de ler as dificuldades de Walt Disney, acho que ninguém imaginava que pudesse ser esse sucesso há anos que é hoje. Bom, ninguém acreditava, exceto ele mesmo.
Acho que não posso falar mais nada sem estragar a leitura mas aí vai o link se alguém quiser comprar: http://www.amazon.com/Walt-Disney-Imagination-Bill-Scollon

13 de mar. de 2015

LitGirls.com.br

Hoje eu vi um post da querida Fernanda França em sua fanpage sobre o lançamento do projeto LitGirls.com.br.

Achei muito interessante e acessei o vídeo de divulgação e o site para saber mais e quero compartilhar com vocês.



"Litgirls.com.br é um projeto multiplataforma inovador e inédito no Brasil. É mais do que o registro de um momento literário especial. Visa estreitar as relações entre autoras e leitores e provocar ainda mais compartilhamento sobre literatura nacional pelo celular, tablet, computador, livros, blogs, cadernos, diários, mídias sociais e o que mais vier por aí.
É formar mais e mais jovens leitores. Ajudar pais e professores a trabalharem os livros amados de seus alunos e filhos em sala de aula e lares e os ajudarem a entender porquê esse pessoal é tão louco pelos exemplares, autógrafos, eventos e viram madrugadas compartilhando, rindo, sofrendo junto com as tramas e personagens que são as vidas que vivem. As vidas que nunca viverão, mas amam sentir na pele, enquanto houver páginas"



O projeto reúne autoras nacionais queridas pelo público e que estão vivenciando uma nova história na literatura brasileira. Conheça algumas delas acessando os links:


Fernanda França 
Bianca Carvalho
Carolina Estrella
Tammy Luciano
Patricia Barbosa
Lu Pires
Chris Melo
Fernanda Belém
FML Pepper
Graciela Mayrink

Assista ao vídeo: Teaser LitGirls.com.br


O lançamento oficial do projeto acontecerá na Livraria Cultura do Cine Vitória no dia 28 de março (sábado), às 13h, no Rio de Janeiro.

12 de mar. de 2015

Resenha: Asterios Polyp


Nome: Asterios Polyp


Autor: David Mazzucchelli
Ano: 2011
Páginas: 344
Editora: Quadrinhos na Cia (selo da Companhia das Letras)
ISBN: 9788535918861



"Quem é Asterios Polyp? Arquiteto, professor, autor, marido - tudo isso é passado. Agora, com meio século de vida, ele não passa de uma sombra do que costumava ser. Mas numa noite de tempestade, um raio está prestes a levá-lo para uma jornada decisiva..."

Algumas amigas minhas foram assistir à uma peça de teatro que é inspirada nesse livro e saíram de lá simplesmente apaixonadas. Os elogios delas foram o meu incentivo para ler essa graphic novel.


[Graphic novel, como eu aprendi numa rápida busca de internet, é como um HQ. Mas, enquanto os quadrinhos tem várias continuações, a novela tem começo, meio e fim].
Antes de entrar na história, vale fazer um destaque sobre a qualidade das ilustrações: são maravilhosas, diferentes de qualquer outro livro e uma arte gráfica impecável; a edição também ficou ótima, foi feita num formato maior (20x26) e é inteiramente colorido.


A narrativa se passa ao redor da vida de Asterios, um solitário arquiteto de 50 anos. Ele vive sozinho em seu apartamento até que um incêndio inesperado o coloca nos caminhos da vida em busca de uma viagem de reflexão pessoal.


O tom da narrativa ao longo de todo o livo é de pesar e tristeza, o que passa para o leitor a sensação de que Asterios é confuso, sozinho e triste por acontecimentos passados e, principalmente, pela perda de quem ele costumava ser.
Com essa reflexão o passado e o presente do personagem se misturam. Cada capítulo trata de uma parte da sua vida passada (formação acadêmica e profissional, vida amorosa, relação familiar) ou do que acontece no presente, nessa viagem sem rumo que o personagem está vivendo.
Se eu tivesse que definir uma marca registrada do livro seriam as reflexões filosóficas e pessoais internas do personagem. Ele pensa e reflete sobre si mesmo, sobre as mudanças e sobre a vida e a sociedade como um todo. Achei extremamente impactante por fazer com o que o leitor sinta cada pensamento junto com Asterios.
O leitor pode ver, através da leitura, a evolução e o redescobrimento do protagonista e o compreende por completo conforme vê todos os acontecimento que ele já passou, desde e o nascimento até o presente e como cada detalhe de nossas vidas influencia no que somos.


Indico totalmente até para quem não gosta de quadrinhos, embora seja quase impossível não gostar desse!