7 de out. de 2018

Resenha: Queria ter ficado mais

Foto: Luis Gomes
extraída do site http://www.lote42.com.br/queriaterficadomais/livro
Queria ter ficado mais
Organização: Cecilia Arbolave
Ilustração: Eva Uviedo
2015, Lote 42

Queria ter ficado mais reúne 12 histórias escritas por mulheres em diferentes cidades do mundo - da vizinha Buenos Aires à longínqua Tóquio. São viagens que vêm dentro de envelopes, como cartas enviadas de diversosj potnos do globo para um único destinatário: você. 
Textos de: Barbara Hecker, Bruna Tiussu, Cecília Araújo, Cecília Arbolave, Clara Averbuck, Clara Vanali, Florencia Escudero, Isis Gabriel, Ligia Braslauskas, Lívia Aguiar, Luciana Breda e Olívia Fraga.

Sei que falo isso de quase todos os livros que leio, mas Queria ter ficado mais  estava na minha lista de desejo há muito tempo! Fiquei atraída por ele muito antes de saber sobre o que ele fala; o que foi paixão à primeira vista foi o projeto gráfico.
Esse “livro” é formado por doze cartas. Cada uma tem o seu envelope ilustrado, cada uma é de uma autora, cada uma se passa em um lugar do mundo e cada uma mexe com o leitor de alguma maneira.

Foto: Luis Gomes
extraída do site http://www.lote42.com.br/queriaterficadomais/livro
As cartas – de, aproximadamente, 10 páginas cada – contam experiências de viagens marcantes das autores escolhidas. Durante a leitura, viajei pelo mundo inteiro, de Buenos Aires a Tóquio, em diferentes anos, épocas e através de visões distintas do mundo.
Esse último ponto é o mais curioso, com certeza. Como cada carta é de uma autora, em um local ou uma situação única, me deixei imaginar como eu me sairia naquelas situações... desde encontros improváveis a aventuras inimagináveis. Inclusive fiquei pensando em escrever a minha própria carta de viagem e, depois de muito pensar, decidi que escreveria sobre Barcelona.

Foto: Luis Gomes
extraída do site http://www.lote42.com.br/queriaterficadomais/livro

Além de muito bem escritas e de transmitirem um sentimento verdadeiro, as cartas também despertam o nosso espírito aventureiro e a vontade de sair pelo mundo colecionando carimbos no passaporte, memórias e experiências.




Se não ficou convencido, vale conferir o site que a Lote42 criou, na época do lançamento, especialmente para o livro com várias informações e fotos incríveis para deixá-lo com mais vontade ainda de ler: http://www.lote42.com.br/queriaterficadomais
Queria ter ficado mais terá um espaço especial na estante... queria ter ficado mais tempo lendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário