22 de out. de 2018

Resenha: Manual prático de bons modos em livrarias

Manual prático de bons modos em livrarias
Lilian Dorea
2013, Seoman

SINOPSE:
Em 2011 a livreira Lilian Dorea criou o blog [manual prático de bons modos em livrarias], para revelar histórias saborosas e hilárias de seus atendimentos em livrarias. O sucesso foi imediato e ela passou a receber relatos de outros livreiros. Agora, transformado em livro, ela reúne os melhores “causos” do blog, histórias inéditas, curiosidades, dicas de livros, blogs, sites e, claro, livrarias e sebos. Se você quiser evitar ser o novo protagonista de um post do [manual prático de bons modos em livrarias] é melhor ler este livro com toda atenção e aprender a “etiqueta” das livrarias.

Uma amiga me indicou esse livro quatro anos atrás, mas nunca fui atrás de comprá-lo. Até que eu estava lá, enchendo o carrinho de compras no site de Amazon, e dei de cara com ele; comprei!
Posso dizer que me arrependi de não ter lido antes, pois o tanto de risada que eu dei durante a leitura não dá pra medir.
Manual prática de bons modos em livrarias foi escrito por uma ex-livreira que também criou o blog que leva o mesmo nome (e você pode acessá-lo  aqui). Através de pequenas “esquetes”, elas conta as conversas mais loucas, absurdas e inesperadas que acontecem entre um cliente e um vendedor dentro de uma livraria.
É cliente que não lembra o título do livro, nem o nome do autor e nem histórias, mas quer que o livreiro encontre a obra mesmo assim. E também tem os livreiros que confundem os autores mais diferentes possíveis.
Com um humor ácido e sincero, muita ironia e bastante jogo de cintura, a autora  montou um manual completo sobre como nos comportar em livrarias, não importa se você está comprando ou vendendo.
Escolhi um dos meus trechos favoritos para ilustrar para você o que eu estou falando:

Freguesa: Mocinha, por favor, você tem esse livro, só que em roxo?
(Sim, a freguesa estava apontando para O Livro Vermelho, aquele do Jung, aquele que é vermelho, e só vermelho, e por isso se chama O Livro Vermelho.)
Livreira: Como assim, minha senhora?
Freguesa: Então, é que eu estou decorando um ambiente e preciso de três metros de livros roxo. Tem como você me arranjar esse livro grandão, só que roxo?

Você já passou por alguma situação parecida? Se sim, conte para nós aqui nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário