30 de mai. de 2017

Resenha: Enclausurado


ENCLAUSURADO
McEvan
Companhia das Letras, 2016

SINOPSE:
O narrador deste livro é nada menos do que um feto. Enclausurado na barriga da mãe, ele escuta os planos da progenitora para, em conluio com seu amante — que é também tio do bebê —, assassinar o marido. 

Apesar do eco evidente nas tragédias de Shakespeare, este livro de McEwan é uma joia do humor e da narrativa fantástica. 

Em sua aparente simplicidade, Enclausurado é uma amostra sintética e divertida do impressionante domínio narrativo de McEwan, um dos maiores escritores da atualidade.


Intenso, devastador e maravilhosamente bem escrito: essas são as primeiras palavras que me vem à mente ao pensar no último romance de Ian McEwan, publicado no Brasil.
Enclausurado é narrado por um feto. Sim, isso mesmo. Por um feto, ainda sem nome, ainda sem ideia do mundo que o aguarda, ainda sem visão, que ainda está na barriga de sua mãe. (Vale dizer que a linguagem é bem formal, apesar do protagonista).

Mas o que está deixando esse bebê tão inquieto a ponto de narrar um livro inteiro? Sua mãe está em complô com seu tio para matar o seu pai.
Quando eu li a sinopse pela primeira vez, fiquei chocada e não muito interessada. E preciso confessar: o que me motivou a ler esse livro foi participar de uma leitura do Wagner Moura. Depois que ele já tinha narrado o começo, eu sabia que precisava terminar, e foi uma escolha incrível.

É uma narrativa com tensão a todo momento, como o nosso narrador não enxerga, não ouve tudo que acontece e não entende muitas coisa, é como se rolasse um mistério que precisamos desvendar.

A escrita do autor é muito boa e precisa e o que me encantou é o protagonista estar tão presente e, mesmo assim, não saber de nada, não poder fazer nada. Embora eu tenha ouvido opiniões de pessoas que não gostaram justamente do estilo de narrativa e da personagem principal, eu te indico a arriscar e tirar suas próprias conclusões e, quem sabe, se aventurar em outras obras de Ian McEwan.

Você pode ler um trecho do livro no site da editora, clicando aqui.

9 de mai. de 2017

Resenha: Boneco de Pano


Boneco de pano

Daniel Cole

Arqueiro, 2017

SINOPSE:
Um corpo. Seis Vítimas

VOCÊ ESTÁ NA LISTA DE UM ASSASSINO. E ELA DIZ QUANDO VOCÊ VAI MORRER.

O polêmico detetive William Fawkes, conhecido como Wolf, acaba de voltar à ativa depois de meses em tratamento psicológico por conta de uma tentativa de agressão. Ansioso por um caso importante, ele acredita que está diante da grande chance de sua carreira quando Emily Baxter, sua amiga e ex-parceira de trabalho, pede a sua ajuda na investigação de um assassinato. O cadáver é composto por partes do corpo de seis pessoas, costuradas de forma a imitar um boneco de pano.
Enquanto Wolf tenta identificar as vítimas, sua ex-mulher, a repórter Andrea Hall, recebe de uma fonte anônima fotografias da cena do crime, além de uma lista com o nome de seis pessoas – e as datas em que o assassino pretende matar cada uma delas para montar o próximo boneco. O último nome na lista é o de Wolf.
Agora, para salvar a vida do amigo, Emily precisa lutar contra o tempo para descobrir o que conecta as vítimas antes que o criminoso ataque novamente. Ao mesmo tempo, a sentença de morte com data marcada desperta as memórias mais sombrias de Wolf, e o detetive teme que os assassinatos tenham mais a ver com ele – e com seu passado – do que qualquer um possa imaginar.

Um corpo. Seis Vítimas. Falem a verdade, só essa chamada já é intrigante, não é? Boneco de Pano é o livro de estréia de Daniel Cole. E garanto que ele começou muito bem!
A história tem como protagonista o detetive William Fawkes, ou Wolf, como é conhecido. Wolf se tornou famoso ao investigar e se tornar obcecado por um assassino coloca fogo nas suas vítimas e que foi inocentado causando um acesso de fúria no detetive em pleno tribunal e trazendo sérias consequências para sua vida, casamento e carreira. 

Passado alguns anos, Wolf se vê envolvido na investigação de um crime horrível: um corpo é encontrado no apartamento vizinho ao seu. O inédito na história é que o corpo é uma montagem com partes de outros seis corpos. 

Logo em seguida, a imprensa recebe uma lista com os nomes das próximas seis vítimas, com data para dada morte e o mais interessante de tudo: o último nome é justamente o de Wolf. 

Evitar a morte das seis pessoas citadas, outras seis vítimas para serem identificadas e um assassino maluco para ser descoberto. Essa é a nada simples missão da Polícia Metropolitana. Além de Wolf, a detetive Emily Baxter também está encarregada do caso. Para "ajudar" a ex-esposa de Wolf, uma ambiciosa jornalista, Andrea Hall aumenta a exposição do caso na mídia, trazendo ainda mais pressão na equipe policial.

A trama é sensacional e não fica apenas nos fatos policiais, mais vai também nos apresentando pouco a pouco a personalidade e detalhes da vida pessoal do detetive Wolf, de sua colega Emily (ou seria mais que uma colega de trabalho?), as vítimas e os policiais envolvidos no caso. 

As investigações para descobrir a identidade das seis pessoas que "doaram" partes do corpo para a montagem do boneco, como o corpo passou a ser chamado e os esforços da polícia para proteger cada uma das pessoas marcadas para morrer são cenários muito bem construídos no livro e permitem ao leitor acompanhar as linhas de raciocínio e ficar cada vez mais curioso e apreensivo com cada novo acontecimento.

Eu fiquei envolvida com a história página a página e tive sérias dificuldades em pausar a leitura. Devorei o livro rapidinho. O final é muito bem elaborado. Na minha opinião, Cole terminou a história com a mesma genialidade em que a conduziu pelas 332 páginas. 

Para você que curte um bom mistério policial, coloque Boneco de Pano em sua lista de leitura. 

8 de mai. de 2017

ENCERRAD0 - Sorteio do livro: Férias sem fim

Resultado de imagem para FERIAS SEM FIM BRUNO PICININI




"Você por acaso tem trabalhado muito… para ganhar pouco? Gostaria de ter mais liberdade, tempo e qualidade de vida? E ainda poder trabalhar com o que você gosta, de onde e quando quiser? Então este pode ser o livro mais importante da sua vida". 









SORTEIO REALIZADO EM 31/05/2017: GANHADOR NESTOR BERGAMO.


Para participar, basta residir no Brasil e seguir os passos abaixo (obrigatório):

1. Curtir e compartilhar em modo público o post da promoção no facebook, marcando aquele seu amigo que gostaria de descobrir como trabalhar de qualquer lugar e conquistar a liberdade financeira: encontre o post clicando aqui

2. Curtir a Estante da Ana no facebook: clique aqui
3. Acessar o aplicativo Sorteie-me e clicar em "Quero Participar": clique aqui

Agora, se você gostou desta promoção e quer dar uma força para nosso blog, você ainda pode seguir mais estes dois passos (opcionais):

4. Seguir publicamente o blog pelo Google Friend Connect, clicando em "PARTICIPAR DESTE SITE" no menu lateral direito desta página

5. Marcar com G+1 esta publicação (botão no final da publicação).

O sorteiro será realizado no dia 31/05/2017.

Somente estará apto a receber o prêmio quem cumprir todas as regras. Caso o sorteado não tenha cumprido uma das etapas, será imediatamente desclassificado e será realizado novo sorteio.

O vencedor será divulgado no blog e na página da Estante da Ana no facebook. Ele terá 5 (cinco) dias para entrar em contato e informar o seu endereço para envio do livro.



A Estante da Ana terá o prazo de 30 (trinta) dias para enviar o prêmio para o endereço informado.



Este sorteio é exclusivamente promovido pelo blog Estante da Ana, não tendo nenhum vínculo com o autor ou a editora do referido livro.