3 de abr de 2017

Resenha: Um instante de felicidade

Um instante de felicidade
Federico Moccia
Planeta, 2017

SINOPSE: 
O italiano Nicco enfrenta a passagem da adolescência para a vida adulta com muito mais sofrimento que seus amigos. Sua namorada terminou tudo com ele com um “sinto muito”, sem dar nenhuma explicação, e seu pai acabou de morrer. Como o “homem da casa”, ele precisa cuidar da mãe, que se entrega à tristeza pela morte do marido, e das duas irmãs que não conseguem se acertar com seus respectivos companheiros. Para dar conta de tudo, ele se divide entre dois empregos. Em meio a esse turbilhão de emoções e acontecimentos, Nicco conhece uma encantadora turista americana nas ruas de Roma e percebe que a vida é curta demais para ser desperdiçada com lamentos sobre o passado. Com a bela Ann, ele embarca numa aventura romântico-gastronômica pela Itália e redescobre seu norte com instantes de felicidade. Impossível ler este romance do best-seller Federico Moccia, carregado de um humor característico da Itália, sem ficar com vontade de comer numa boa cantina italiana ao final de cada capítulo ou até de comprar uma passagem para Roma ao terminar o livro. Apaixonante!

Hoje eu trago para vocês um romance do autor italiano Federico Moccia. Foi a minha primeira leitura de Moccia e confesso que a sinopse chamou muito a minha atenção quando recebi a lista de lançamentos da Editora Planeta, nossa parceira. 

O livro conta a história do jovem Nicco que está em um momento bem complicado de sua vida com a morte recente do pai. Sua mãe não superou a perda e suas duas irmãs, cheias de problemas, passam a ver Nicco como o homem da casa e responsável por ajudá-las. No novo papel de homem da casa, o jovem ganha a vida com dois empregos e divide seu tempo entre eles e a namorada Alessia, até que... ela rompe repentinamente o relacionamento e sem qualquer explicação, deixando Nicco sem entender nada do que aconteceu e sofrendo muito por ela. 

Ao lado do grande amigo, Ciccio, o jovem vai levando a vida, tentando entender o motivo da atitude repentina de Alessia até que eles conhecem duas turistas americanas e passam a ser o guia delas em Roma. A partir daí, vamos acompanhando os passeios e viagens do grupo por lugares turísticos e restaurantes interessantes, sempre com destaque para os pratos e bebidas que eles pedem, explicados com uma dose de detalhe que deixa o leitor com água na boca. As dificuldades que o grupo tem em se comunicar por conta do idioma nativo de cada um são responsáveis por algumas passagens bem divertidas.

A história é leve e a leitura flui, mas senti falta de um grande momento, de uma revelação, algo assim.  Gostei da escrita do autor, mas o ritmo,  o desenrolar da história foi um pouco abaixo do que eu esperava. O encontro dele com Ann acontece somente a partir da metade do livro .  Até chegar lá, ficou um pouco lento e eu fui perdendo o interesse. Apesar do drama familiar, da perda do amor e de novas descobertas, eu não fui consegui me envolver com a história de Nicco.

O autor tem outros livros publicados no Brasil, como Desculpa se te chamo de amor, Desculpa, quero me casar contigo, Sou louco por você e Carolina se apaixona. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário