17 de nov. de 2015

Resenha: Como eu era antes de você


Esse livro eu comprei por ver muitas avaliações positivas sobre ele. Na verdade, eu fiquei curiosa de tanto ouvir falar! E já de início eu confesso que valeu a pena!

Como eu era antes de você conta a história de Louisa Clark, uma garçonete que mora com os pais, a irmã e o sobrinho e não espera muito da vida. Tem um namorado que mais se interessa por seus treinos para triatlo do que por ela, mas vai levando. Ate que ela perde o emprego. Aí sua vida complica, pois seu salário é uma parte importante da renda da família, uma vez que seu pai vive sob o fantasma da demissão.

Will Traynor é um homem inteligente, rico e bem sucedido que gosta de uma vida de emoções, de esportes ao ar livre até que sofre um acidente e fica tetraplégico. Passando seus dias preso a uma cadeira de rodas, somente com os movimentos de pescoço e cabeça e levemente de uma das mãos, ele não tem mais vontade de viver. 

Estranhamente, mesmo sem qualificação alguma, Lou é contratada pela mãe de Will para ser sua cuidadora auxiliar. E ele não facilita em nada a vida dela, sendo grosseiro e demonstrando a todo custo que ela não e bem vinda. 

O desenrolar da história vou deixar por conta da imaginação e da curiosidade de vocês de ir logo buscar esse livro para ler.

Tem alguns livros que mexem comigo e me deixam pensando nele por dias após o término da leitura. Esse é um deles. O que poderia ser só mais uma história improvável entre duas pessoas tão diferentes, acaba se tornando algo mais. Acompanhar a lenta aproximação dos dois personagens em um universo que para a maioria das pessoas (e para mim também) é desconhecido acaba sendo uma experiência interessante. As limitações físicas de Will, suas dificuldades diárias, suas lutas contra doenças que afetam o corpo já tão debilitado são apresentadas de forma a manter o leitor envolvido nesse drama e chegar a questionar se as intenções que Will virá a ter ao longo da história são realmente válidas ou não. Não posso falar mais sem dar um spoiler indesejado. Mas garanto que Como eu era antes de você vai te apresentar a um tema pouco discutido em nossa cultura, mas que fará você refletir e tentar se colocar na situação de todos os envolvidos. 

Como eu era antes de você
Jojo Moyes
Intrinseca, 2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário