29 de mar. de 2018

O Projeto Jane Austen

O Projeto Jane Austen
Kathleen A. Flynn
Única, 2018

Sinopse:

“Brilhantemente escrito e leitura obrigatória para qualquer fã de Jane Austen!”
Paula Byrne, autora de The Real Jane Austen

Inglaterra, 1815.
Rachel e Liam são dois viajantes do futuro que chegam à antiga Londres com a missão mais audaciosa do que qualquer viagem no tempo que já ocorreu: encontrar Jane Austen, ganhar a confiança dela e roubar um manuscrito inacabado.
Ela, uma médica; ele, um ator. Selecionados e treinados cuidadosamente, tudo o que Rachel e Liam têm em comum é a admiração pela autora e a situação extraordinária em que se encontram – e que obriga Rachel a colocar seu jeito independente de lado e deixar Liam assumir a liderança enquanto se infiltram no círculo da família Austen.
Além do desafio de viver uma mentira, Rachel luta para diagnosticar a doença fatal de Jane. À medida que a amizade das duas se fortalece e o seu relacionamento com Liam torna-se complicado, Rachel faz de tudo para reconciliar seu verdadeiro eu com as convicções da sociedade do século XIX.
O tempo está acabando. Rachel e Liam conseguirão deixar o passado intacto? Depois desse encontro com Jane Austen, a vida que os espera no futuro será o bastante?

  "Que tipo de maluco viaja no tempo?, era algo que eu me perguntaria mais de uma vez antes de tudo terminar."

Eu estava bem carente de livros que não me deixassem parar de ler. Aquele tipo de história que faz você dormir mais tarde ou perder o ponto do ônibus, sabe? Por isso, O Projeto Jane Austen veio em ótima hora: muito mais do que essa capa linda, é um romance incrível com vários pontos que me chamaram a atenção.

A história em si já é bem inusitada. Afinal, segundo a própria protagonista, que tipo de maluco viaja no tempo? E do que você estaria disposto a abrir mão por um romance a mais de Jane Austen?

Rachel e Liam volta para 1815, em um mundo totalmente diferente do qual conhecem com um grande objetivo: eles precisam encontrar as cartas que Jane escreveu para sua irmã Cassandra nas quais ela conta sobre Os Watsons, uma obra inacabada da autora e muito desejada pelos leitores do futuro. Além de precisarem se infiltrar na família Austen com o máximo de confiança, eles ainda têm um grande desafio: não alterar a história de maneira alguma.

O ritmo da história é lento com algumas poucas cenas que deixam o coração acelerado, mas nem de longe é maçante. Como ele é narrado pela Rachel, é cheio de pensamentos e reflexões dela e, além disso, é bem rico de detalhes... esses dois fatores contribuem muito para que seja uma leitura devagar.

Mas se tem uma coisa que me impressionou muito foi como a autora conseguiu ambientar o leitor em um cenário de 200 anos atrás com tanta precisão. Os detalhes, os diálogos e a construção de cada personagem foram bem pensados e expostos para o leitor de como que ele se sinta viajando no tempo junto com os protagonistas.

Agora, se eu preciso escolher uma coisa favorita, com certeza é a Rachel! Mulher forte, independente e extremamente inteligente, que precisa lutar contra o seu modo de ser para se adequar ao padrão da mulher do século 18, ou seja, deixar o Liam assumir as rédeas da situação. E mesmo sendo forçada a ser "secundária", é ela quem se aproxima de Jane, ganha seu espaço na família e faz toda a diferença dentro da história!

Gosto muito desse trecho, que é quando ela conhece a Jane pela primeira vez:

"Liam foi na frente pelo corredor, e fui deixada com Jane Austen, quase sem poder acreditar. Quanto tempo eu vinha antecipando este dia, trabalhando para isso, desejando isso! E o que eu sentia mais que tudo era medo. Eu teria dado qualquer coisa para estar em casa, lendo um dos livros dela. Como é possível alguém impressionar Jane Austen?"

Além das óbvias pesquisas que Kathleen teve que fazer para construir o cenário da história, ela é com certeza uma fã de carteirinha da Jane Austen, já que faz diversas referências das obras da outra e como suas personagens podem ter sido inspiradas em situações ou pessoas de sua vida. Apesar disso, não atrapalha em nada a leitura de quem não tiver lido esses livros, apenas enriquece para quem já os conhece.

Acho muito legal compartilhar que a Única criou uma playlist para acompanhar esse livro: bit.ly/playlist_projeto-jane-austen

Boa leitura!

7 de mar. de 2018

Fraude legítima

FRAUDE LEGÍTIMA
E. Lockhart
Seguinte, 2017

Sinopse:
Jule West Williams é uma garota capaz de se adaptar a qualquer lugar ou situação. Imogen Sokoloff é uma herdeira milionária fugindo de suas responsabilidades. Além do fato de serem órfãs, as duas garotas têm pouco em comum, mas isso não as impede de desenvolver uma amizade intensa quando se reencontram anos depois de terem se conhecido no colégio. Elas passam os dias em meio a luxo e privilégios, até que uma série de eventos estranhos começa a tomar curso, culminando no trágico suicídio de Imogen e forçando Jule a descobrir como viver sem sua melhor amiga. Mas, talvez, as histórias das duas garotas tenham se unido de maneira inexorável — e seja tarde demais para voltar atrás.


E. Lockhart, a mesma autora que Mentirosos não decepcionou nesse novo livro. Na minha opinião, nem se compara ao primeiro romance da autora, mas tem uma característica comum aos outros dois: o ritmo rápido que te faz engolir as palavras e ficar com o coração acelerado de tanta ansiedade para descobrir o que vai acontecer.

Assim como o primeiro livro, é preciso tomar muito cuidado com spoilers, pois qualquer mínimo detalhe pode estragar a experiência da leitura.
A falta de linearidade do livro contribui para a aceleração da leitura: o primeiro capítulo é o penúltimo e a partir dele vamos lendo a história de "trás para frente", até chegar ao último capítulo, que é a conclusão da história. 
Como se isso não bastasse para deixar o leitor um pouco confuso, ainda há o fato de que Jule, a protagonista e narradora da história, é uma mentirosa de mão cheia e se contradiz a todo momento, então não fica claro o que está acontecendo de verdade e o que são os pensamentos dela.
Há momentos de muita surpresa e revelação, mas admito que assim que eu entrei no ritmo do livro eu descobri várias coisas de cara. Acho que isso se deve ao fato de que, por já ter lido outras duas obras de E. Lockhart, aprendi a ler com mais atenção alguns detalhes que parecem "soltos".
Não é daqueles livros que você pode sentar e ler sem prestar atenção, pois vai chegar ao final sem ter entendido nem metade da história. Fraude legítima exige sua atenção e não decepciona.
Indico a leitura principalmente para os fãs de thrillers psicológicos, o livro tem uma pegada muito parecida! ;)

2 de mar. de 2018

Resenha: Preciso Saber

Preciso Saber
Karen Cleveland
Planeta, 2018

SINOPSE:
Vivian Miller é uma agente do departamento de contrainteligência da CIA, e sua tarefa é desvendar células infiltradas de inimigos russos em solo americano. A dedicada analista está muito próxima de receber a tão esperada promoção, depois de desenvolver um método revolucionário para ajudar na identificação de agentes secretos da Rússia. 

Ao conseguir acesso ao computador de um potencial agente russo, Vivian descobre uma pasta de conteúdo altamente confidencial: os inimigos estariam, de fato, vivendo em pleno solo dos Estados Unidos, passando-se por cidadãos comuns. Clique após clique, no entanto, Vivian se depara com uma verdade de consequências avassaladoras, capaz de colocar em xeque tudo o que ela mais ama. 

Entre a promessa de defender seu país e o desejo de proteger sua família, Vivian é uma mulher dividida. Terá, enfim, de decidir entre a lealdade e o amor? E, diante de uma escolha como essa, em quem ela pode confiar?

Já começo avisando para tirar as panelas do fogo, as roupas do varal, desconectar as redes sociais e preparar um lanche... assim que começar esse livro, você não vai querer parar por nada!

Preciso saber é um lançamento da Editora Planeta que está chegando as livrarias do país este mês (março/18). Conta a história de Vivian,  uma agente da contrainteligência da CIA que atua monitorando agentes russos nos Estados Unidos. Ela desenvolveu um programa para invadir o computador de supostos líderes de células russas que mantém agentes adormecidos no país. Vivian é casada há dez anos com Matt, um jovem que apareceu inesperadamente em sua vida tornando-a perfeita. Se casaram, tiveram filhos que Matt cuida com todo o zelo e carinho do mundo. Matt é o marido perfeito e o pai perfeito adorado pelos filhos que tem na figura dele a estabilidade familiar e o cuidado permanente, uma vez que Vivian trabalha muito e pouco vê as crianças. É o pai que as alimenta, arruma e os leva para a escola, acompanha as tarefas escolares e tudo mais. 

Um clique que muda a vida
que Vivian entende por verdade.
Quando chega o grande dia de testar seu programa, Vivian está ansiosa, mas ela nem pode imaginar o resultado de tanto empenho. Seu programa é um sucesso, ela acessa o computador de Yuri, o último de cinco suspeitos investigados pelo departamento de Vivian. Todas as esperanças de encontrar informações valiosas estão a um clique. Ela encontra uma pasta intitulada "Amigos", com cinco fotos dentro... Abre uma por uma e os rostos são desconhecidos e comuns, mas a última foto mostra um rosto extremamente familiar... Matt!

Bom, a partir daí começa a saga de Vivian em descobrir a verdade sobre seu marido, seu envolvimento com os russos e como manter seu juramento de proteger o país e manter sua família unida. 

"Vamos conversar sobre tudo isso". As palavras dele ressoam na minha cabeça. É o que eu preciso, não é? Preciso ouvir o que ele tem a dizer. E depois preciso entregá-lo"

A história é narrada do ponto de vista de Vivian e vão sendo intercalados acontecimentos atuais com lembranças dela. Desde o dia em que conheceu Matt ao esbarrar nele na rua até o nascimento de cada um de seus filhos. Conforme ela vai relembrando sua vida com Matt o leitor vai conhecendo situações da vida deles que aparentemente foram manipuladas por ele visando mantê-la na CIA e trabalhando com a conta da Rússia. Diálogos suspeitos que nos levam a crer que Matt é um grande mentiroso, mas ao mesmo tempo, as ações dele na vida diária o revelam como pai e marido dedicado que tem como único objetivo na vida o bem estar de sua família. E Vivian vive o mesmo dilema!

- Vamos pensar numa solução - diz ele, mas a promessa soa vazia - Estamos juntos nessa. 
Estamos juntos nessa?, penso. Assisto a uma luz da rua bruxulear e, em seguida, queimar. Será que algum dia estivemos juntos?

O mais legal nesse livro é a forma como a autora foi apresentando os fatos, instigando o leitor a montar suas teorias e a maneira como a personagem principal age se comprometendo cada vez mais nesse problema, aumentando nossa curiosidade de qual será o desfecho.

-Vou ter que trair meu país.
-E ter sua vida de volta ao normal.
Ergo as sobrancelhas.
- Normal?

No começo desse texto eu aviso para não deixar nada pendente antes de começar a ler o livro e isso é verdade. São 298 que você não percebe e vai virando. Sabe aquele problema de muitos leitores, "só vou ler mais um capítulo e depois paro"? Então, acontece o tempo todo com Preciso Saber. 



E temos uma notícia sensacional para você que vai ler e amar esse livro: os direitos já foram comprados por um estúdio de cinema e a atriz Charlize Theron será a produtora executiva e estrela do filme. Difícil será aguardar o lançamento no cinema que ainda não tem data prevista.